sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quaresma, necessidade do cristão.

A modernidade acostuma a sociedade em geral aos vicíos mundanos, e junto, ou talvez como base para os mesmos, está a festa de carnaval. Esperada durante todo um ano, os quatro dias exigem condições para se 'curtir a festa'. O corpo, mais do que nunca, é usado como objeto, onde, estar em forma ou preparado para a bebedeira é um requisito básico para se estar pronto. Se durante todo o tempo, ser cristão, e olhar para si mesmo como tal, é uma tarefa árdua diante de tantos conceitos criados pelo mudo, é, de fato, nesses quatro dias que se sucedem um abandono total de uma relação espiritual, não de um modo total, mas em grande parcela da sociedade.
A Quaresma se inica propriamente no fim da festa do carnaval. Na quarta-feira é celebrada a Missa das cinzas, para relembrar a humanidade, que sem a graça de Deus, somos apenas pó. O tempo santo se inicia com duas indicações: "Lembra-te que és pó, e ao pó has de voltar", ou ainda, "Converte-te e crede no Evangelho". Eis portanto o sentido da Quaresma.
Os 40 dias que a Igreja nos propõe, tem como os 3 pilares o jejum, a oração e a penitência. São formas únicas de preparar o nosso ser para a Páscoa do Senhor, é o tempo de reflexão, mas principalmente de encontro. É hora de despojar-se do mundo, para encontrar algo além do mesmo. O jejum, não apenas alimentício, reforça essa possibilidade de contemplar Deus nas coisas mais simples. Consiste na possibilidade de podermos ter um coração mais sensível a graça do Pai, também ao viver na simplicidade.
A oração, costumeiramente de petição, oração vocal, é proposta no tempo Quaresmal à uma oração de silêncio. Nos dá a possibilidade de uma contemplação dos mistérios de Cristo, de 'apegar-nos' ao Senhor e conhecê-Lo mais a fundo, a fim de ter um coração como o de Jesus, que foi um modelo de oração.
A penitência é a proposta pessoal que cada um encontra de oferecer-se à Cristo. É a oportunidade humana de aproximar-se de uma forma digna do Senhor, e ter plena consciência do que agrada aos céus e fazer-se, então, diferente do mundo.
Enfim, a Quaresma é um tempo necessário para o Cristão. É um tempo de reflexão e busca. A continuidade de uma caminhada que é reforçada por essa sede de Deus, que a Quaresma nos propõe, afim de estarmos preparados para a maior de todas as festas cristãs.
Ciente de que nada somos, que ao pó retornaremos, estejamos e sejamos anciosos por Cristo. Que a busca incessante por Deus, nos dê sede de santidade, e assim, possamos contemplar a face de Cristo, com um coração humilde e manso, como ofertas vivas de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário