segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma questão de prioridade.

O mundo se encontra numa necessidade absurda de Deus. A humanidade, ainda que não tenha descoberto, tem uma imensa sede divina. E a nós cristãos, uma prioridade se ergue desde Pentecostes, e Jesus já nos enviou a grande missão quando anunciou: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas".
É preciso ter a coragem de Maria. Ao construir uma analogia entre a gravidez de Maria e a presença de Cristo em nós, tomamos Ela, como 'cheia de Deus'. Ela estava em plena comunhão com Jesus, eram um só corpo, comungavam do mesmo Sangue. E assim, Maria colocou-se a serviço pleno. Ao descobrir que sua prima Izabel estava grávida, e que ela necessitava de alguma forma de ajuda, afinal, era uma senhora de médios 80 anos, Maria priorizou o servir. Conta-nos a Tradição, que para Maria chegar a casa de Izabel, se encontrasse uma caravana em primeira instância, levaria cerca de 3 dias para tal feito, mas ela foi, apressadamente.
O serviço para Maria, tornou-se uma questão de prioridade. Talvez por ela ter dito 'sim', talvez por ser uma só com Cristo.
O desafio consiste nisso. Na capacidade humana de dizer sim inteiramente à Deus. Um inteiro, que é diferente em cada ser e que é próprio da individualidade de cada um, onde o meu inteiro é diferente do seu e assim sucessivamente.
Infelizmente, tudo se coloca a frente do 'viver em Deus'. Manipulados por um sistema sistematicamente pronto ao ataque religioso, perceber-se um cristão e colocar-se no mundo como tal é sofrer. É compreender que Cristo nos oferece a Salvação através de uma cruz, e que é necessário abrir mão daquilo o que o meu ser interior diz ser prioridade, para permitir ouvir e viver a prioridade de Deus.
Se o mundo compreendesse que a prioridade é a vida, deixaria ser amado e amaria a Deus. Porém, estamos num processo tão intenso de secularização, que o mundo só consegue enxergar que a vida é um passo finito, uma contagem regressiva, onde a chegada é o morrer - digo mais, parece que quem chegar primeiro, ganha. - Sejamos firmes no nosso querer. E queiramos a Deus, e assim, o Seu querer. Porque viver é isso: é deixar simplesmente que Cristo nos ensine os caminhos, ainda que nunca os mais fáceis, e enquanto traçamos o mesmo, tragamos conosco as pessoas que amamos, conhecemos ou enxergamos, pois só assim, a paz será a paz, o amor será amor e a vida, ah a vida, será vida.
"Calo o meu querer, pra ouvir o que Deus quer ... Barco a vela solto pelo mar, vou aonde o vento do Senhor me levar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário