quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Efésios 5, 8 - 14

"Proceder dos Filhos de Deus"

"8 Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes."

O primeiro versículo nos remete essencialmente ao título da passagem - Filho de Deus.
Em que consiste a genealogia divina? Somos por essência, 'filhos de Adão', herdeiros do pecado original, herdeiros da desobediência humana e por conseguinte frutos do pecado. Ao receber o Sacramento do Batismo, somos inseridos nesta genealogia. Filhos de Deus, convidados à santidade. É a escuridão da humanidade iluminada pela graça de Deus, manifestada pela vontade de Deus através dos Sacramentos.

"9 Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade."

A Luz. Uma Luz que não pertence aos homens, que não se compra ou conquista, mas que gratuitamente, se recebe como graça de Deus. A Luz suprema, posta nesse mundo através do Cordeiro imolado, Jesus Cristo. Uma Luz tão forte, a ponto de nos cegar. Cegar a falsidade humana, afim de buscar puramente, a vontade de Deus.
Ao ser introduzidos no mundo como "Filho de Deus", somos iluminados pela Sua graça, essa que foi revelada por Cristo, o Sol Invictus . E ao tomar posse dessa certeza, somos impulsionados a frutificar os dons do céu: bondade, justiça e verdade.

• Bondade:
Em Lc 18, 19, Jesus nos afirma: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom."
Então nos encontramos numa contradição ferrenha. Ao afirmarmos o nosso "Filho de Deus", somos preenchidos pela Luz divina, através do Querigma, Jesus Cristo, que nos preenche com Sua luz, mas somos, ainda humanos.
E nisso consiste a caminhada cristã. Em perceber a fraqueza humana, a ponto de render-se diante do amor de Deus, e viver assim a 'bondade'. Não como outrora, não como 'nas trevas', mas de uma forma em que a Vontade de Deus assuma o proceder humano como um todo. "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". Gl 2,20 . E como Deus, ser bondoso. Caridoso, aquele que sabe amar por um todo, no 'SIM' e no 'NÃO'. Ser bom é compadecer-se, não ser permissivo ou omisso.

• Justiça:
A justiça hoje, se distingue extremamente em duas etapas:
- Justiça civil: A lei do mundo. A que tenta enfiar-nos goela à baixo, que o certo, é o que o mundo secularizado nos diz. Há nela, também, os seus acertos.
- Justiça divina: As leis de Deus. Se manifestam de forma especial no 'Decálogo', na afirmação dos Dez Mandamentos que Deus nos oferece como um grande SIM à vida, ainda que uma grande parcela do mundo, tente nos mostrar isso como falha, retrocesso.
A Justiça de Deus, um dom que não cabe ao nosso querer. Não foi escrita estritamente como um roteiro, mas é no Evangelho, na vida encarnada de Cristo, que nos revela o que é ser justo. Que dignifica o viver humano.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!" Mt 5,6 . Sede e fome de Cristo. A própria Justiça, aquele que revela com exatidão e coerência a forma reta de se viver. "O Homem justo, vive da fé Hab 2,4."

• Verdade:
Em tudo se consuma na verdade o sentido divino. "Com Deus, por Deus e em Deus." Nisto consiste o viver de forma sincera. Na honestidade do caminhar. Saboreando a liberdade que Deus nos dá. Porém, a liberdade é a essência do amor, e a origem do mal. Não há amor sem verdade e liberdade. Só se ama aquilo que se conhece e acredita. É assim que Deus nos ama. Tanto, a ponto de deixar com que escolhamos os nossos próprios caminhos. Trevas ou Luz.
Por que a liberdade é a origem do mal?
Há um tema chamado 'Teodicéia', onde algumas perguntas são lançadas. Talvez a mais pertinente: "Deus precisa do mal para existir?" - Pois, se existe o mal, e Deus é todo bom, como existem as tragédias e o mal? - Para que Deus use o mal como forma de grandiosidade? - Enfim ...
A liberdade - essência do amor - é a origem do mal. Liberdade que nos é ofertada, através de toda verdade que há em Deus, onde existe o processo de escolha: escolha da Verdade, do Deus Altíssimo, ou de uma farsa, a mentira humana e demoníaca, que nos impede de viver em plenitude.

"11 e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. 12 Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. 13 Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. 14 E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto a Escritura diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!"

Que percebamos em Cristo essa Luz tão intensa. Esse amor que supera a dor, a morte. Deixar-se iluminar pela Luz salvífica. Sair da morte do mundo, matar a carne em nós, e viver só por Amor, pelo Amor. Levantar-se, alçar voô.

"Sigo a Luz. No mistério me abandono e me deixo envolver."

3 comentários:

  1. gostei muito do texto! ficou ótimo.. (Ana Lídia)

    ResponderExcluir
  2. Muito massa kavoo... (Juan)

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te conceda cada dia esse dom de levar a tantos outros a palavra de Deus.Parabéns por esse dom.
    Deus te abençoe!
    Ir. Ceça Dias - Damas

    ResponderExcluir