quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tudo para a maior glória de Deus.

Na constante busca humana pela realização de sonhos, os pré requisitos utilizados como meios formais para a conquista dos ideias, tornam-se métodos eficientes de permissividade as possibilidades que inovam valores e constituem a sociedade uma realidade de acasos, onde o ser humano torna-se uma espécie de material, ao esquecer suas capacidades e o seu principal valor, ao submeter-se as imposições que o meio propõe.
Mas do quê o ser humano é tão capaz assim? Será que há de fato uma condição humana capaz de condizer as realidades divinas?
Na omissão humana as condições sociais apresentadas, o egoísmo toma posse dos sentimentos, ao tornar-se o foco indiscutível da sociedade, que alienada as contribuições ao próprio ser, unificam os projetos a um processo de auto prestígio, além do triunfo sobre a realidade financeira e exibicionista, que insistem em cultivar na probreza humana um desengano de uma "certeza" eventual, que se dissipa junto aos valores ignorantes e impuros que confudem o divino em nós.
O Deus da vida, reflete em nós a parcialidade de seu amor ao propor-nos a ressurreição do Cristo, sacramentada e espiritualmente, e explora em cada um, a humildade que amplia os horizontes humanos e define a constância de uma experiência única de amor. São fatores únicos da simplicidade, que refletem e encarnam, de fato, o Cristo.
Sucumbir ao antigo projeto humano, desintegra de nossas mãos a propriedade humana de poder renascer. O fazer-se novo em espírito, subestima qualquer experiência terrena ao desmascarar as ilusões da carne, que por mais que insistam, não preenchem ou completam a necessidade humana.
Nisso consiste o glorificar a Deus. No permitir ser usado e contemplar a graça do alto agir em nós, por meio dos mais simples gestos, pela propriedade que se confere a Deus em perceber em nós a possibilidade de amar, e de ser servo em todos os aspectos cotidianos, estejam esses ligados direta ou indiretamente a um contexto religioso ou não.
"A glória de Deus é o homem vivo", assim como dizia Santo Irineu, o processo de humanização em Cristo, se dá pela oportunidade que o próprio homem entrega a Deus de ser concebido divino. O viver, passa pela referência cristã, que nos impulsiona a progredir e conquistar aquilo que realmente reaviva em nós a alegria e satisfação pela vida.
Que o carisma de Santo Inácio de Loyola nos instigue a admirar mais a Deus, fazendo d'Ele, nossa fonte, inesgotável, de felicidade.
"Ad Majorie Dei Gloriam" - Santo Inácio de Loyola

2 comentários:

  1. Álvaro, parabéns pelo seu blog. está muito bom. você é um cara de conteúdo como poucos.

    Arthur Jessé Mendonça de Albuquerque.

    ResponderExcluir
  2. Ei,brother, fale mais direto pow! Nao sei se é pq eu não leio muito, mas as vezes eu me perco no teu raciocinio :D
    Mas a mensagem da pra entender!
    nEle!

    ResponderExcluir