quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Advento: é tempo de voltar.

Marana Tha! Eis o que os cristãos primitivos suspiravam e agonizavam em sua espera crucificante pelo Messias. "Vinde, Senhor Jesus". E a história se repete. Em meio a tanta discórdia, em meio a tantos outros desejos comerciais e a ausência significativa da religião, eis que o natal se aproxima, o parto será em breve, e como andam as manjedouras? Os reis magos já estão à postos?
Hoje as mulheres grávidas, por menor que seja a condição financeira, em condição humana, devem realizar o pré-natal. O tempo de espera e de cuidado em relação a criança que nascerá, a ânsia em tê-lo em mãos, em acalentar e nortear a inofensiva criança. Eis assim à espera pelo Salvador. Aquele que voltará, para plenificar a Sua obra, exige de nós um cuidado especial, que já não se passa pela prioridade em dispensar as festas, o cigarro ou bebida, tudo aquilo que uma futura mãe realiza, mas se resume em despojar-se do mundo. Advento, a espera pelo Cristo que vem, implica na responsabilidade pessoal de manter-se em unidade com o Senhor. Vigiar e orai.
Indiferente aos anseios do mundo, na roupa nova, na reforma da casa ou na ceia do jantar, estejamos despertos para revestir-nos de Cristo, endireitar as veredas de nossos corações e alimentar-nos do sabor do céu, da Eucaristia que nos sustenta.
É tempo de voltar para casa, de olhar para si mesmo, e como num clichê, remodelar-se e deixar-se ser remodelado pela esperança do Cristo que vem. É tempo de planejar, de prontificar-se a servir o filho que está para nascer.
Que Maria nos ensine a ser disponível e santos!


Consolamini, consolamini, popule meus: cito veniet salus tua

quare maerore consumeris, quia innovavit te dolor?

Salvabo te, noli timere

ego enim sum Dominus Deus tuus,

Sanctus Israel, Redemptor tuus.



Consola-te, consola-te, ó meu povo:

depressa virá a tua salvação.

Por que te deixas consumir pela amargura,

por que persistes na tua dor?

Salvar-te-ei, não tenhas medo,

porque eu sou o Senhor teu Deus,

o Santo de Israel, o teu Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário