sexta-feira, 30 de abril de 2010

Edificar-se em Cristo

Qual o tamanha do misericórdia de Deus? Ela é exatamente do tamanho de nosso pecado. Porém, por ser tão grandiosa, seria necessário que a humanidade compreendesse que o ato de maior amor e misericórdia já foi revelado, e é a cada dia, no sacrifício de Cristo, em cada Santa Missa celebrada.
Compreender a misericórdia de Deus, está na consciência humana de não permitir-se fazer uso humano da mesma. A misericórdia de Deus é um dom que transpõe o limite humano do pecado, e se dispõe a nós, a partir da propriedade que o homem é capaz de fazer da graça divina, sendo ela o poder da misericórdia, que consiste na firmeza do homem diante das tentações e do pecado como um todo.
A misericórdia divina, não se manifesta simplesmente na 'volta pra casa', no retorno ao primeiro amor, mas na certeza de que nunca se sairá do mesmo, que a caminhada será sofrida, desgastante, mas que jamais deixará de ser junto ao Pai. É necessário que o homem compreenda, que esse dom divino, está sim na plenitude do amor eterno do Pai, que nos aceita da forma que somos, mas que se revela de forma ainda mais bela, diante da capacidade humana de manter-se em comunhão com o Pai. Edificar-se junto ao Pai, é pura graça, é misericórdia. Afinal, humanos por nós mesmos, somos limitados, entregues ao pecado, filhos de Adão. Mas Deus, ao habitar em nossos corações, quer edificar a certeza da santidade, quer doar-nos a graça de sua Misericórdia, no perdão e na segurança do cristão.
É preciso aceitar a Deus como um todo. Usufruir de Sua misericórdia, não como um pretexto para aceitar o pecado, mas reconhecê-la como graça para não mais pecar.
O cristão que se propõe a viver essa intimidade com Jesus Cristo, que permite com que uma parcela do Reino dos céus, construa-se em seu coração, deve estar semrpe atento aos desafios do mundo, e é impulsionado a amar e perdoar com a ótica de Deus Pai.
Vivemos, como Igreja, um tempo difícil. Vivemos no fogo cruzado entre o pecado e o escândalo, porém, é preciso agir com a ação do Senhor. Ter a coragem de manter-se firme, pois quem habita em nós é o Glorioso, Aquele que venceu a morte, e permitir que ele viva e habite em nós. Se somos frutos de Sua Misericórdia, sejamos também seres misericordiosos. Deixemos que Deus ame por nós. Deixemos que Ele nos ensine a perdoar, a encorajar próximo e só assim produzir frutos dignos da horta do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário