quinta-feira, 23 de julho de 2009

A 'arte' de perdoar.

Não há como evitar. Somos limitados, imagem e semelhança de Cristo, porém limitados. Trazemos em nossas bagagens da vida, um excesso de faltas e falhas. É incluso no pacote humano a dom de errar. Deus já sabia disso, e ainda assim, ou só por isso, enviou seu Filho amado, para doar sua vida por nós e libertar-nos do mal. Mas somos infinitamente diferentes de Deus. Somos capazes de enxergar como ninguém o pecado e o erro do outro, mas não somos capazes de assumir em nós, o sacrifício de Jesus, para perdoar os pecados daquele que nos fere.
Quem somos nós para julgarmos e escolhermos o papel do outro em nossas vidas? Se Cristo houvesse selecionado os que Ele achasse "justo", estaríamos incluso? É provável que não. E com qual propriedade, retiro da minha vida, aquelas pessoas cujo julgamos boas ou ruins?
Deus humanizou-se, humilhou a si mesmo, e entregou sua vida por um amor maior, capaz de desintegrar qualquer tipo de desunião, e nos apropria do dom de amar, assim como Ele. Enxe-nos com sua franqueza em cada eucaristia, quando rege-nos através do Espírito Santo, mas na nossa fraqueza, resistimos a todo esse bem, e buscamos sufocar em nós a capacidade de olhar para o irmão como Jesus olharia.
O perdão traz em si, a essência do mais bonito no cristianismo, é através dele, que Cristo ressucita em nossas vidas, e assim realiza em nós e no mundo, o projeto de salvação da humanidade. É pelo perdão que unimos nosso foco num só ideal, o de fazer reinar em nosso meio, a paz e a unidade tão almejada pela Igreja e seus santos. É preciso estímulo. Perdoar, é reviver o sacrifício de Jesus. É enxergar naquele que nos magoa, um Lázaro, e só ao agir como Ele, somos capazes de fazer acontecer a vida no próximo. Perdão é o início de uma ressureição, só através dele, conseguimos fazer brotar em nós o sentimento de renovação, só o perdão é capaz de trazer-nos a uma nova realidade, sem ressentimentos ou mágoas, assim como em cada sacramento da confissão, onde Jesus inicia em nós um novo processo de redenção, capaz de alterar em nós, todo o velho e acrescentando-nos a iniciativa de sermos novos, promovidos pelo Amor do Pai.
Limitar-se ao rancor, é despromover todo o esforço de Jesus Cristo. Que nós sejamos capazes de enxergar no próximo um sepulcro vazio, e entender no mesmo, a ressurreição de nosso Senhor, Jesus Cristo.
"Alem dos teus erros, dos erros dos outros, além das escolhas tão erradas. Muito além de ti, além das diferenças ... Deus vai além."

2 comentários:

  1. Só pode delatar um texto desse quem realmente
    leva Deus presente a todo momento...relmente
    o projeto de salvação da humanidade está no
    perdão, afinal aprendemos isto muito bem de jesus
    cristo... está ótimo Alvaro seu relato... como vc disse "deus vai além" tanto que te inspirou a escrever tão claramente a idéia central do perdão
    parabéns parceiro! Continua assim td de bom!

    ResponderExcluir
  2. Se Cristo houvesse selecionado os que Ele achasse "justo", estaríamos incluso? É provável que não. sinceramente kavoo,você me lembra a passagem de São Paulo "Suportai-vos uns aos outros",brigada queridinho você tem sido meu suporte e me faz enxergar coisas pequenas que nos tornam grandes! beijomeliga

    ResponderExcluir