terça-feira, 28 de julho de 2009

O sim de Deus, e o não do "mundo"

"É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã". É assim que Ele nos ama. Em cada amanhecer a oportunidade de sentir-se amado, e renovar a relação com o Pai, nos é entregue de uma forma espontânea e real independente dos erros outrora cometidos. Ao aceitar esse amor, ao assumir a reconciliação com Deus, automaticamente , programamos a nossa vida em um cronograma repleto de serviço, de amizade com Ele.
Imaginemos agora Maria. Uma vivência coerente, buscando seguir os mandamentos, enfim, era uma religiosa. Se por acomodação, ela já achasse que sua caminhada já era suficiente, e ela dissesse NÃO ao convite do Anjo Gabriel, evitaria situações, que aos olhos do "mundo" (e da época), já eram mais que suficientes para isso. Mas Maria aceitou. Entregou-se ao serviço, e deixou o maior exemplo de disponibilidade com o SIM mais bonito da história.
Maria deve ser tomada como o protótipo da Igreja. Nós que fazemos parte da mesma, precisamos agir assim como ela, que abriu mão de todo conforto e foi em busca de realizar a vontade de Deus. Quantas vezes em nossas vidas, deixamos o projeto d'Ele em segundo plano, e buscamos a comodidade egoísta e indiferente capaz de satisfazer os sonhos humanos e nos distanciamos do alto?
É justo um SIM. É justo diante de todo esforço e dor de cruz, é justo quanto a um sonho que é sonhado de forma conjunta, na peculiaridade de Deus, mas na sua forma clara de expressar o Seu amor por nós. O sim pra Deus, é um processo construtivo. É colocar-se ao longo do tempo à disposição do céu, e encher os corações alheios e o próprio coração da necessidade da caridade. Dizer sim à Deus, é abrir mão de costumes práticos, é deixar de fazer juízo do que é certo ou errado, e mergulhar no profundo mistério divino.
O não ao "mundo", não significa abdicar da vivência cotidiana, ou dos projetos uma vez sonhados por nós, mas é fugir da rotina, é entender no amor do Pai, a iniciativa de ir além, uma projeção vertical, capaz de colocar-nos numa posição acima, sem passar, ou ser, maior do que ninguém. É ainda, colocar lado a lado, a forma de enxergar os nossos sonhos, da forma como Jesus veria, é compartilhar o Sonho de Deus, com os nossos sonhos. Assumir um sim, diante da nossa humanidade, requer a capacidade de mostrar-se diferente. É procurar despir o nosso viver com as coisas banais e rechear-nos com o mais doce dos sentimentos, que é o Amor sincero, ágape, que instiga em nós a necessidade de transformar o outro, e assim o mundo.
É preciso estar no "mundo", sem pertencer a ele. É essa a perspectiva que o sim à Deus nos oferece, de sermos capaz de oferecer o inusitado para um cotidiano eventualmente mais igual. A certeza é que muito se há por fazer, e que Deus espera por nós, ansioso, a fim de moldar o nosso coração de forma singular e retirar de nós toda a intransigência e frieza que possamos carregar como fardo.
Somos uma nova geração, um novo tempo começa. Baseado na experiência "kairótica" de Jesus Cristo, não deixemos a graça passar. Que possamos assumir hoje e sempre o nosso sim, fazendo-nos disponíveis ao Reino, transformando o "mundo", num céu.
"Pra fazer você descobrir, que as coisas de Deus estão por fazer, e a força não pode e não vai deter, o que tem de acontecer."

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É, é preciso dar o SIM, e abrir mão as vezes para fazer as coisas de Deus, bonito tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse querido,muitas vezes Ele é usado como uma saída de emergência e não nos damos conta de que o sim é muito importante e nos dá toltal felicidade,"e a força nao pode e nao vai deter o que tem que acontecer"

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui sem palavras e sem nenhum elogio suficiente pra dizer o quanto eu gostei do que você escreveu, álvaro! Só Deus mesmo...

    ResponderExcluir
  5. kavoo gostei muito desse aqui ! =)
    /tota

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus é cada texto que nem sei o que comentar depois de tudo que acabei de ler. Vc está ficando muito profundo, só Deus mesmo pra inspira-lo assim. Continue, não se canse de SER LUZ.
    Ir. Ceça

    ResponderExcluir