sexta-feira, 31 de julho de 2009

A oração como encontro.

O mundo já não é mais o mesmo. Estamos na era do "fast food", "delivery" e de todas as expressões que insistem em apressar o nosso cotidiano, e tirar de nós a possibilidade de pararmos e revermos conceitos e valores próprios. Jesus, em momento algum, dedicou seu tempo apenas a auto-promoção. Empenhou-se inteiramente na realização do projeto divino, abriu mão de suas necessidades comuns e agiu integralmente em prol da salvação da humanidade. Uma vez realizado, instiu em manter-se presente e assim é até hoje, quando pela força de Seu Espírito, habita junto à nós em qualquer que seja a situação. Mas de que forma assumimos a força do Espírito Santo em nossas vidas? Até que ponto nos permitimos que os nossos corações sejam preenchidos pela força do Paráclito?
Ao deixar-nos como herança seu próprio Espírito, Jesus colocou-se à nossa inteira disposição e confirmou à nós, a sua vontade de estar em comunhão conosco, mesmo após seu sacrifício de cruz. Complicado é entender como na nossa humanidade, Deus se faz presente no nosso ato de oração. O que nos capacita a receber de uma forma tão íntima a presença espiritual de Cristo junto à nós?
Não há como encarar a oração como uma simples prece, como uma tentativa de se chegar ao céu, mas perceber no mais íntimo de nosso ser, a voz de Cristo à embalar-nos e guiar-nos pelos caminhos da vida. É preciso perceber na oração, um encontro verdadeiro com o Pai, que insiste em renovar-nos com suas doces palavras e sua forma peculiar de apaixonar-nos.
É preciso enxergar além do que a capacidade natural humana nos concede. Assim como na transubstanciação do pão e do vinho, em Corpo e Sangue de Cristo, a oração nos propõe a presença viva de Jesus em nossos corações. Na sua essência de existir, Deus não se faz omisso ao ponto de esperar-nos alcançar o céu, mas abre mão de sua divindade e se faz real na nossa existência ao se fazer presente na eucaristia e na oração.
Uma vez plantada a semente, é preciso deixar o terreno fértil para que brote a árvore com os mais belos frutos e é somente através da oração que conseguimos fazer com que isso aconteça.
É preciso embriagar-se de Deus. Orar, num sistema social sempre mais preso as tendências e o modismo, é mostrar-se capaz de perceber a santidade de Cristo, e aceitar em nosso viver a certeza de mudanças capazes de transformar-nos em pessoas indiferentes a mesmice enchendo-nos com o prazer do encontro com o Pai no mais ínitmo de nosso ser, embalados pela vontade de ser sempre mais.
"Eu não quero só dizer amém, quero mostrar com a vida que eu creio."

4 comentários:

  1. Valeu alvinho, mais um texto bonito com uma bela mensagem

    ResponderExcluir
  2. "Embriagar-se de Deus" é o que devemos mesmo fazer, pois sem esse amor intenso por Ele não conseguiriamos nos aproximar com tanta intensidade. Sejamos loucos por DEUS, e que o vinho doce alegre nossa alma nos caminhos para o Céu. Vamos mostrar para o mundo inteiro que somos diferentes, temos um ideal unico: o CÉU!
    VALEU MEU FILHO ESPIRITUAL, VC É UM EXEMPLO.
    Ir. Ceça

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mais que um belo texto,que uma bela mensagem! Deus a cada dia kvoo se faz mais presente nestas
    linhas. Se agnt deve pensar que a oração eh mais que uma simples prece, nao se pode esquecer destes textos tb. Se entedermos como mais um texto que um amigo nosso escreveu pra o blog nao ficar parado,sem visitas, de que vai adiantar? Me pego tanto brother resando sem saber o que to disendo. Adianta derramar palavras e mais palavras? Ser uma coisa mecanica? Até pra ler tem que olhar como outros olhos, os olhos de Cristo! né nao?

    ResponderExcluir